sábado, 17 de março de 2012

INAUGURAÇÃO DO NÚCLEO DE XADREZ DA USP RIBEIRÃO COM PALESTRA E SIMULTÂNEA DO GM RAFAEL LEITÃO

         Hoje tivemos o imenso prazer em participar da inauguração do Núcleo de Xadrez da USP, assim como da Palestra e Simultânea do GM Rafael Leitão. O evento foi organizado pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Duarte de Carvalho e equipe. Sobre o núcleo e seus objetivos repasso o texto do próprio Dr. Antonio Carlos.
O dia foi realmente muito agradável.
Após o texto seguem as fotos:

Palestra e Simultânea com Rafael Leitão
Evento de Inauguração - Núcleo de Xadrez da USP
Pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Duarte de Carvalho*

Temos o prazer de comunicar à comunidade enxadrística o início das atividades do Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão em Xadrez da Universidade de São Paulo no Campus da USP em Ribeirão Preto – SP.

O Núcleo de Xadrez da USP é fruto de uma parceria que envolve docentes, alunos e funcionários da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – FMRP, Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto – EEFERP e Centro de Educação Física, Esportes e Recreação - CEFER do Campus da USP de Ribeirão Preto.

Seu objetivo é promover a Extensão, o Ensino, a Pesquisa e a Prática Lúdica e Competitiva do Xadrez entre a comunidade acadêmica e a comunidade local, no município de Ribeirão Preto.

As atividades do Núcleo de Xadrez se iniciam no sábado, dia 17 de março de 2012, com a presença do atual Campeão Brasileiro de Xadrez, Grande Mestre Internacional de Xadrez Rafael Leitão.

Rafael Leitão acumulou em sua carreira enxadrística vitórias nas diversas categorias de base, com destaque para os 8 títulos panamericanos e 2 campeonatos mundiais. Aos 15 anos já era mestre internacional, tendo conquistado o título de grande-mestre em 1998 aos 18 anos. Atualmente Leitão é integrante da equipe Olímpica Brasileira tendo conquistado medalha de prata como melhor terceiro tabuleiro na Olimpíada de Turim – Itália - 2006. Em 2011, Rafael Leitão conquistou seu quinto título Brasileiro de Xadrez, sendo, portanto, o atual Campeão Brasileiro da modalidade.

No período da manhã do dia 17 de março (das 10 às 12 horas), na sala 1E do Bloco Didático da FMRP-USP, Rafael Leitão ministrará uma palestra aberta ao público sobre a “Importância do Ensino e do Estudo do Xadrez” e no período da tarde (das 14 às 17 horas) na sede do Núcleo de Xadrez localizado no CEFER, na Av. Bandeirantes, 3900 Rafael Leitão disputará uma “Simultânea de Xadrez” contra alunos, docentes, funcionários da USP e convidados.

Este será apenas o primeiro de muitos eventos enxadrísticos na USP - Ribeirão Preto este ano. Contamos com o apoio e participação da comunidade enxadrística.

Fotos: